Meu nome é Rita, sou uma mulher mestiça, minha identidade é complexa e multifacetada, pois sou uma nordestina “apaulistada”, uma paulista “abainada” e uma brasileira “inglesada”. Sou nascida na Bahia, no Nordeste do Brasil, mas mudei para São Paulo aos 8 anos de idade. Desde então, tenho sido influenciada pelas duas culturas de forma única e especial.
Por um lado, a minha raiz nordestina me trouxe uma forte ligação com a terra, a história e a cultura da região, o que me permitiu desenvolver uma forte identidade cultural. Por outro lado, a minha vivência em São Paulo me deu a oportunidade de conhecer e me envolver com outras culturas e experiências, o que me permitiu construir uma identidade mais ampla e diversa.
Além disso, tive a oportunidade de estudar na Universidade da Inglaterra, o que me permitiu conhecer ainda mais sobre a cultura e a história europeia e me influenciou de maneira única. Acredito que essa combinação de influências me torna uma pessoa rica e enriquecedora.
Desde cedo, tive a oportunidade de iniciar minha vida engajada com a justiça social. Aos 19 anos, tive a oportunidade de ser diretora de uma cooperativa na Universidade de São Paulo (USP), o que me permitiu colaborar de maneira ativa para inicio do meu bem-estar e da comunidade.
Fui educada seguindo a pedagogia de Paulo Freire, que acreditava que a educação é uma ferramenta libertadora. Além de minhas formações acadêmicas, sempre me dediquei a estudar e compreender as questões sociais, especialmente aquelas relacionadas às desigualdades e injustiças que ainda existem em nosso mundo.
Acredito que a educação e o conhecimento são ferramentas poderosas para promover a mudança social e a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todos. Infelizmente, também tive a experiência de enfrentar o colorismo dentro de minha própria família, o que me fez compreender ainda mais as desigualdades e injustiças que existem em nosso mundo e me deu ainda mais motivação para lutar por mudanças sociais positivas.
Muito Axé da Baiana para vocês!!!